terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Parecer Sobre o Projeto do Recife para Surfe de Balneário Camboriú (SC) em 2010


Pontal Norte de Balneário Camboriú e Praia do Buraco (Coco):
Local para implatação do Recife para Surfe de Balneário Camboriú, SC.


Após mais de 1 ano do último post no qual divulguei a palestra de exposição do projeto de recife para surfe em Balneário Camboriú para a comunidade, decidi atualizar os interessados sobre andamento de nosso projeto em 2010.

Durante o ano de 2010 estivemos trabalhando para que o estudo de viabilidade fosse realizado, mas infelizmente ainda não aconteceu. Além disso, estivemos em vários meios de comunicação divulgando a tecnologia e o Projeto de Balneário Camboriú (links para conhecimento no final deste post).


O Recife da Índia


Recife Multifuncional Kovalam: Praia do Farol - Kovalam, Kerala, Índia.

No ano 2010, a ASR ltda. concluiu o Recife para Surfe na Praia de Kovalam, Índia. O projeto foi considerado um sucesso e protagonizou umas das imagens mais sensacionais de quebra de onda para surfe produzida artificialmente. O vídeo da onda circulou o mundo e se encontra no site You Tube (Veja: http://www.youtube.com/watch?v=mGYuj-Ow1rk&feature=player_embedded).

Quebra de onda proporcionada pelo Recife Multifuncional Kovalam, Índia.

Kovalam tem sido um dos mais populares destinos turísticos do sul da Índia desde a década de 1930. No entanto, devido ao rápido desenvolvimento nos últimos anos, o litoral de Kovalam sofreu erosão costeira severa durante a estação das monções, o que levou à perda de uma valiosa amenidade da praia. O Departamento de Turismo de Kerala encomendou à ASR um projeto e construção de um Recife Multifuncional em Kovalam para proteger a praia, melhorar a ecologia e potencializar o crescimento do turismo através da introdução de um esporte aquático como surfe.
Depois de realizar extensos estudos de campo, desenvolvimento de modelos numéricos e físicos, e realizar exaustivas calibrações e testes, a ASR completou a construção do recife de Kovalam em fevereiro de 2010. O recife foi especificamente projetado para causar a quebra freqüente de ondas poderosas na região em mar aberto, minimizando assim os efeitos erosivos das ondas na praia. Além disso, o recife é posicionado para redirecionar as correntes que têm sido parcialmente responsáveis pela redução histórica do tamanho de praia em Kovalam.

O recife da Índia também recebeu vários elogios sobre a formação de alto nível de quebras de ondas para surfe sendo destacado por organizações como a Patagônia, Surfline, e Quicksilver. A ASR continua a monitorar o desempenho do recife, e está trabalhando estreitamente com os parceiros locais para maximizar os benefícios do recife para a comunidade.

Nossa Realidade

Eu gostaria de estar comunicando a todos os interessados que finalmente começamos os estudos preliminares. Porém, nossa realidade é outra... Gostaria de salientar que como idealizador do projeto, recebi apoio de toda a comunidade do surfe da região inclusive de surfistas profissionais (Willian Cardoso, Alon Campestrini, Pedro Norberto entre outros) e exsurfistas profissionais (Saulo Lira, Teco Padaratz entre outros) e estou firme na batalha pra concretiza-lo. Os surfistas locais são todos a favor da construção, visto que será criada uma quebra de onda de alto nível (point break). Além dos surfistas, donos de lojas, de hotéis, de restaurantes, de escolas de surfe e mergulho, se mostraram favoráveis a realização do projeto. Até o momento só recebi manifestações a favor da construção do recife.

Em 2011 pretendo trabalhar ainda mais para efetivamente implantar este projeto e beneficiar a comunidade de Balneário Camboriú. Gostaria que nossa cidade fosse a primeira da América Latina a construir um Recife Multifuncional.

Aproveito esta oportunidade para desejar um Feliz Natal e um 2011 de realizações a todos.


Marcos Gândor



Links

Waves:
http://waves.terra.com.br/view/CommentAction;jsessionid=198AE499B80700F83EA607C4094DB5AA?articleId=41333



Revista Trip:
http://revistatrip.uol.com.br/revista/195/reportagens/um-saco-de-onda.html


Diarinho:
http://blog.diarinho.com.br/page/556

2 comentários:

dudu disse...

Muito bacana este projeto, torço para que realmente tudo de certo abraço

Luciana Brito disse...

Conhecendo seu projeto agora, entendo que hora de retomá-lo 10 anos depois, cenário ambiental ainda mais crítico; nem preciso dizer que ressignificar o turismo na região é urgente, boa sorte